Técnicas de Reparo e Reforço de Estruturas de Concreto – Teoria e Prática – FEICON - SÃO PAULO-Presencial
CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO ATUAL
O mercado de patologia das construções civis vem crescendo muito nos últimos anos, com grande valorização para profissionais capacitados e diferenciados. Dentro da patologia, emerge uma área de especialização com grande demanda atual: a terapia, que inclui reparos e reforços de estruturas atuais.
Muitas edificações precisam passar por processos de reparo estrutural, ou seja, voltar para sua condição inicial, de segurança. Essas edificações passam por processos degradativos, como incêndios, corrosão, acidentes pontuais, entre outros.
Ainda, outros prédios necessitam de reforço estrutural, ou seja, aumentar sua carga portante, para aumentar um pavimento, colocar uma piscina não prevista, mudança de uso, entre outros exemplos.
Aí surge a necessidade e oportunidade de mercado para profissionais que possam diagnosticar as falhas e saber como atuar da melhor forma possível com o menor custo envolvido.
OBJETIVOS:
01. VERIFICAR em campo as principais manifestações patológicas de estruturas de concreto;
02. VERIFICAR estabilidade estrutural e análise dos principais fenômenos patológicos, como lixiviação, ataque ácido no concreto;
03. DIAGNOSTICAR casos, como proteger, prevenir (profilaxia) e preparar para terapia;
04. DETERMINAR a vida útil remanescente de elementos estruturais;
05. APRESENTAR e DISCUTIR os principais ensaios não e semi destrutivos, como o fissurômetro, escleometria, pacometria, ultrassom, resistividade do concreto, potencial de corrosão, extração de corpos de prova, aderência de argamassa, determinação da vida útil remanescente do elemento estrutural;
06. DEMONSTRAR e DISCUTIR os principais materiais e técnicas, como pinturas externas, cristalizantes, injeção de resinas e géis, argamassa polimérica e grautes estruturais.
07. REFORÇAR a estrutura, para aumentar aumentar a capacidade portante, pode ser usado o concreto armado, concreto protendido, perfis e chapas metálicas ou fibras de vidro e carbono.
ENDEREÇO:
Rua: Oscar Freire, 2617 - Conjunto 408 - 4 andar
Pinheiros - São Paulo.
PÚBLICO ALVO:
Engenheiros civis, arquitetos e demais profissionais da patologia das construções e construção civil, estudantes de engenharia civil, arquitetura e cursos técnicos.
+ DIFERENCIAIS
- Curso com professor com ampla experiência no tema, tanto acadêmica quanto prática;
- Curso mesclando entre teoria e MUITA prática;
- Visita técnica guiada na FEICON - em Stands de empresas diretamente aplicadas aos temas do curso com apresentações específicas para os alunos;
- Horário ajustado para profissionais do mercado;
- Livro Patologia de Estruturas, autografado do autor;
- Criação de grupo de whatsapp para discutir tema e tirar dúvidas posteriores ao curso (por 1 ano).
HISTÓRICO
1ª TURMA - Presencial 2023.
Modalidade: presencial
Carga Horária: 20 h.a
Periodicidade: Quinta, Sexta e Sábado
Investimento
De R$3.125,00
Por R$ 2.490,00
em condição ESPECIAL de lançamento!
Quarta-feira – 14:00h às 18:30h (5 horas/aula) – inspeção de estruturas, verificação da necessidade de reparo/reforço, principais agentes agressivos, profilaxia, terapia.
Quinta-feira – 08:30h às 13:00h (5 horas/aula) – ensaios não destrutivos e semi destrutivos
Quinta-feira – 15:30 às 19:40 (5 horas/aula) – visita guiada na FEICON.
Sexta-feira - 8:30h às 13:00h (5 horas/aula) – técnicas de reparo, uso de resinas, géis, argamassa polimérica e grautes – parte prática e teórica.
Sexta-feira a tarde – 14:00 às 18:30 (5 horas/aula) – técnicas de reforço, uso de concreto armado e protendido, chapas e perfis metálicos e fibras de vidro e carbono – parte prática e teórica.