Sistemas Estruturais em Concreto
CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO
O concreto é material construtivo amplamente disseminado. Podemos encontrá-lo em nossas casas de alvenaria, em rodovias, em pontes, nos edifícios mais altos do mundo, etc. Estima-se que anualmente pelo globo, são consumidos 11 bilhões de toneladas de concreto, completando, segundo a Federación Iberoamericana de Hormigón Premesclado (FIHP), um consumo médio de 1,9 tonelada de concreto por habitante, valor inferior apenas ao consumo de água. No Brasil, o concreto que sai de centrais dosadoras gira em torno de 30 milhões de metros cúbicos por ano.
Entender como projetar, executar e proteger estruturas de concreto são essenciais para o engenheiro civil que atua com projetos e execução de obras. Dentre os desafios que a engenharia de estruturas enfrenta, um dos maiores relaciona-se à concepção de sistemas seguros e economicamente viáveis para estabilizar obras. Projetar e executar obras bem resolvidas estruturalmente pode agregar redução de custos, segurança e sustentabilidade do sistema. Nesse contexto, a engenharia de estruturas de concreto pode se tornar cada vez mais versátil com a adoção de diversos sistemas diferenciados e o engenheiro de estruturas deve estar preparado para aplicá-los visando economia e desempenho.
Deve-se então observar as normas vigentes para projetar, executar, controlar e proteger estruturas de concreto. Caso não atendidas, podem ocorrer erros devido a inobservância dos procedimentos especificados e as boas práticas; ou ainda o descuido total. A maioria desses erros podem não levar a insuficiência ou deterioração do concreto, mas causarão um impacto adverso sobre a estrutura com o tempo. Além de ocorrerem não só durante a uma nova construção, mas também em reformas ou reabilitações de obras.
Os colapsos de uma estrutura de concreto podem ainda prejudicar usuários. Caso a estrutura apresente falhas de execução, é importante que o engenheiro saiba como identificar a manifestação ocorrida, ensaiar, monitorar e reparar a mesma, para que o elemento recupere desempenho e segurança estrutural.
OBJETIVOS DO CURSO:
O curso tem como objetivo principal agregar conhecimento na área de concepção, análise e monitoramento estrutural em concreto armado e protendido, buscando melhorar o entendimento em projetos e execução, e entender o comportamento dos elementos estruturais para a atuação na sua recuperação e reforço.
Informações de boas práticas, normas atualizadas e requisitos de profissionais especialistas no mercado nos sistemas in loco, pré-fabricado, alvenaria estrutural, fundações, monitoramento e reforço estrutural, fornecem ferramentas para que o profissional esteja apto a:
1. Desenvolver trabalhos por meio de softwares especializados em projetos de estruturas;
2. Compreender os esforços atuantes em estruturas de concreto;
3. Analisar dimensionamentos de estruturas em concreto armado, protendido, alvenaria estrutural, pré-fabricados e fundações;
4. Compreender e controlar a execução em concreto armado, protendido, alvenaria estrutural, pré-fabricados e fundações;
5. Conhecer soluções de manifestações patológicas para estruturas em concreto;
6. Realizar a inspeção e o monitoramento de estruturas em concreto;
7. Conhecer as novas atualizações de normas técnicas;
8. Redigir laudos e documentos técnicos para trabalhos com estruturas em concreto;
9. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
10. Pesquisar soluções para problemas de engenharia.
PÚBLICO-ALVO
O curso de pós-graduação em Sistemas Estruturais em Concreto do IDD - Educação Avançada, destina-se aos estudantes e graduados em Engenharia civil, Arquitetura, Tecnólogos em Construção Civil e demais profissionais da área que atuam com projeto, execução, recuperação e reforço de estruturas de concreto.
+ DO CURSO
O curso dispõe de aulas práticas como: execução de fundações; softwares para concreto armado, protendido e alvenaria estrutural; e procedimentos de inspeção e recuperação de estruturas em concreto. Contando ainda com docentes reconhecidos nacionalmente como profissionais de referência nas áreas acadêmica e prática.
Duração: 24 meses
Carga Horária: 440 h.a.
Periodicidade: Mensal
Investimento
- Fundamentos do Concreto Estrutural; - Concreto: Estado Fresco e Controle Tecnologico; - Concreto: Propriedades no Estado Endurecido e Vida Útil; - Análise e Modelagem Estrutural; - Pilares em Concreto Armado; - Estruturas de Concreto Armado com Utilização de Software; - Ligações Pré-Fabricadas em Concreto; - Pré-Fabricados em Concreto: Aplicações; - Pré-Fabricados em Concreto: Dosagem; - Dimensionamento de Pré-Fabricado; - Dimensionamento de Estruturas em Alvenaria Estrutural; - Execução de Estruturas em Alvenaria Estrutural; - Fundamentos e Execução de Protensão; |
- Dimensionamento de Protensão; - Lajes Lisas em Estruturas de Edificações; - Materiais para Reparo, Recuperação e Proteção |