Reabilitação de Manifestações Patológicas em Pavimentos Asfálticos
CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO ATUAL
O presente curso de extensão é de fundamental importância no cenário atual tendo em vista dificuldades orçamentárias no que se refere à manutenção de pavimentos asfálticos de uma forma geral tanto nas rodovias bem como nas ruas e avenidas urbanas.
OBJETIVOS:
01. Apresentar e aprofundar conhecimentos aos profissionais sobre o processo de aplicação de técnicas referente à reabilitação das manifestações patológicas ocorrentes nos pavimentos asfálticos com ênfase aos aspectos das metodologias analíticas das deteriorações que ocorrem nos mesmos;
02. Avaliá-las e utilizar os procedimentos tradicionais de dimensionamentos como soluções de reforços estruturais fornecendo assim conhecimentos e ferramentas.
PÚBLICO ALVO:
Engenheiros, técnicos, inspetores, construtores, fiscais e peritos que atuam e desejam atuar nessa relevante área da engenharia civil.
+ CURSO
O presente curso de extensão é baseado no livro homônimo de minha autoria com 320 páginas, recentemente publicado pela Editora Leud de São Paulo.Será fornecidos em meio digitais o conteúdo do livro e todas as planilhas em Excel com todos os cálculos apresentados em quadros e tabelas contidas no mesmo.
Modalidade: on-line ao vivo
Carga Horária: 24 h.a.
Periodicidade: Terças, Quarta e Quinta - feira
Investimento
Apresentar e aprofundar conhecimentos aos leitores sobre o processo de aplicação de técnicas referente à reabilitação das manifestações patológicas ocorrentes nos pavimentos asfálticos com ênfase aos aspectos das metodologias analíticas das deteriorações que ocorrem nos mesmos, avaliá-las e utilizar os procedimentos tradicionais de dimensionamentos como soluções de reforços estruturais fornecendo assim conhecimentos e ferramentas nos seguintes tópicos:
1. Procedimentos a processos de reabilitação com desenvolvimento de soluções da deterioração dos pavimentos com desempenho estrutural e funcional, dos mecanismos de trincamentos, das deformações e das desagregações, dos gatilhos para reabilitação e da interação entre os defeitos e evolução da deterioração.
2. Noções dos defeitos de superfície: tipos e classes de trincas, afundamentos, ondulação/corrugação, escorregamento, exsudação, desgaste, panelas, deterioração de remendos, estrias longitudinais, bombeamentos e segregação.
3. Avaliação estrutural: noções de deformabilidade dos pavimentos, deformadas e parâmetros características, medições e aplicações das deflexões recuperáveis, raios de curvatura, definições de segmentos homogêneos, métodos de inventários, avaliação das condições de superfície (DNIT-005/2003 TER, DNIT-006/2003 PRO, DNIT-007/2003 PRO, DNIT-008/2003 PRO e DNIT-009/2003 PRO) e sondagens.
4. Avaliação funcional: avaliação subjetiva e objetiva da serventia e da irregularidade longitudinal
5. Avaliação das condições de segurança: aderência pneu/pavimento, coeficientes de atrito, espessura da lâmina d’água, pneumáticos, deslizamento da roda, macrotextura e microtextura e utilização de dados de aderência.
6. Avaliação do tráfego solicitante: contagens manuais, automáticas e por filmagens, carregamento e classificação da frota, volume diário médio, correções sazonais, tráfego médio diário anual, fatores de equivalência de cargas da AASHTO e USACE, fator de veículos e cálculos do número N.
7. Procedimentos de abordagem de projeto: classificação dos métodos de dimensionamento de reforços estruturais nos procedimentos (DNER-PRO 10/79, DNER-PRO 11/79, DNER- PRO 159/85 e DNER-PRO 269/94).