100% online e ao vivo

Pós-Graduação em Energias Renováveis

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

Segundo o Balanço Energético Nacional (2013), fatores como o aumento da população mundial, do número de veículos por habitante e da renda per capita, estão mudando o perfil de consumo brasileiro, em um ritmo que não consegue ser acompanhado pela capacidade de produção e distribuição de energia.

Comparativamente, um cidadão norte americano consome por ano, cerca de cinco vezes mais energia que um brasileiro e quatro vezes mais que um chinês. Essa análise permite concluir que o crescimento da demanda por energia de países como os Brics tende a aumentar consideravelmente. O mesmo relatório também alerta que, em pleno século 21, cerca de 1,2 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade, e outros 2,8 bilhões de pessoas ainda utilizam madeira ou outros tipos de biomassa para cozinhar e aquecer suas casas.

O consumo de energia no Brasil cresceu quatro vezes mais que o PIB. A energia produzida pelas usinas hidrelétricas está sendo afetada pela sazonalidade mas, para compensar, a utilização de usinas termelétricas tem aumentado - o que impactou diretamente o custo da energia nos últimos anos.

Para melhorar o atendimento da população e reduzir custos, o país necessita utilizar novas fontes de energia, melhorar a distribuição e racionalizar o consumo.

Fontes alternativas de energia, como a eólica, a solar e a biomassa, já estão sendo exploradas por empresas estatais, grandes multinacionais produtoras de energia e até por pequenos consumidores através das Micro-Grids.

Esse cenário de falta de recursos e necessidade de crescimento faz com que o mercado esteja aquecido, com alto volume de investimentos no setor. O Brasil precisa de novas fontes de energia, instalação de novas usinas, melhorias na estrutura de distribuição e principalmente de profissionais capacitados para atuar com os diversos tipos de energia.

Diante deste contexto e por acreditar na importância da área dentro da Engenharia Elétrica e de Energia, o Instituto IDD em parceria com a Trend Innovation Labs, oferta o curso de pós-graduação em Energias Renováveis, que abrange com profundidade o tema, explorando o setor de energia nos seus principais aspectos: a geração sustentável, a comercialização e a conservação da energia.

OBJETIVOS DO CURSO

Ao apresentar alternativas de geração, comercialização e conservação de energia, o curso viabiliza que os alunos sejam capazes de:

1. Identificar formas de produção de energia disponíveis na matriz energética;

2. Conhecer as principais formas de produção de energia renovável: Hidrelétrica (PCHs e CGHs), Eólica, Solar, Biomassa e Biocombustíveis;

3. Identificar tecnicamente as melhores alternativas de geração de energia para cada tipo de aplicação e região.

4. Conhecer modelos de comercialização de energia, modelos de financiamento de projetos e os smartgrids;

5. Elaborar planos de viabilidade de implantação para os sistemas de geração de energia renovável;

6. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;

7. Pesquisar soluções para problemas da área.

PÚBLICO-ALVO

O curso de pós-graduação em Energias Renováveis destina-se aos Profissionais graduados em cursos de Engenharia, Tecnologia, Meio Ambiente e áreas correlatas, assim como para profissionais que desejam atuar na área.

+ DO CURSO

A pós-graduação em Energias Renováveis é um dos primeiros cursos do IDD focado em outras áreas da engenharia e além desse campo, se apresentando como um grande passo para a instituição e seu trabalho que conta com mais de 8 anos.

Modalidade: on-line
Carga Horária: 432 h.a.
Periodicidade: Mensal
Horário das Aulas:
Sexta-feira: 19h00 às 22h40 | Sábado: 08h00 às 11h40 e 13h00 às 16h30

Tenho interesse neste curso

Taxa de inscrição: R$ 175,00

24x de R$ 685,00
Consulte-nos para opções de descontos e parcelamentos!

O que você irá aprender
Energia e Meio Ambiente
Energia Hidrelétrica PCHS e CGHS
Energia Eólica
Energia Solar
Comercialização de Energia e Smart Grids
Biomassa e Biocombustíveis
Eficiência Energética
Ficou alguma dúvida?
Estamos aqui para ajudar na sua decisão. Entre em contato para que um de nossos consultores possa lhe ajudar.
O IDD está preparando uma novidade para a sua formação, com cursos que irão turbinar o seu currículo.
Quer saber mais?