Deterioração em Estruturas de Concreto por Reações Expansivas e Interações Físicas
CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO ATUAL:
A degradação do concreto pode ocorrer como consequência de fenômenos que diferem da corrosão das armaduras do concreto armado, mas, que igualmente trazem graves consequências ao ser humano, inclusive com mortes das vítimas das tragédias ocorridas devido a estes processos degradativos. Muitas vezes, a identificação incorreta dos fenômenos de degradação impossibilita a adequada recuperação e, por isso, torna-se fundamental a capacidade de diferenciar tais fenômenos.
Esse curso visa discutir o processo de degradação em estruturas de concreto armado devido ao ataque por sulfatos, reação álcalis-agregado (RAA), ciclagem gelo-degelo, ação do fogo, além de outros processos menos comuns, tais como: corrosão negra (na ausência de oxigênio), biodegradação, corrosão por “correntes de fuga” ou ataque por ácidos, por exemplo, desde seus conceitos mais básicos a mecanismos de ocorrência, mostrando formas de mitigar os problemas consequentes destes processos ou, quando for necessário, intervir da melhor forma possível. Espera-se que, ao final do curso, os engenheiros civis ou estudantes de engenharia possam entender de forma efetiva estes complexos fenômenos de degradação.
OBJETIVOS:
01. CONHECER E ENTENDER os conceitos de Durabilidade e Vida Útil;
02. ENTENDER a diferenciação crítica dos diversos fenômenos de degradação no concreto;
03. IDENTIFICAR as ferramentas adequadas para avaliação do processo de degradação do concretode reações expansivas (RAA e ataque por sulfatos), condições extremas (gelo-degelo e fogo) e bioterioração;
04. AVALIAR de forma crítica os resultados em um laudo de avaliação da degradação das estruturas.
PÚBLICO ALVO:
O curso destina-se a Engenheiros Civis, Arquitetos, Tecnólogos e Profissionais que desejem se aprimorar no tema.
Histórico:
4ª TURMA - OnLine ao vivo - 2023
3ª TURMA - OnLine ao vivo - 2022
2ª TURMA - OnLine ao vivo - 2021
1ª TURMA - OnLine ao vivo - 2020
Confira Também:
Corrosão em Estruturas de Concreto armado: Ação dos Cloretos e da Carbonatação [1]
Duração: Sábado e Domingo
Carga Horária: 14 h.a.
Investimento
R$ 880,00
- TÓPICO I: CONCEITOS BÁSICOS DE DURABILIDADE E VIDA ÚTIL:
Ciclo de vida útil das estruturas de concreto. Conceituação de durabilidade e sua importância. Modelos de vida útil e Lei de Sitter. Efeito da temperatura ambiental e do teor de CO2 e sulfatos nas propriedades do concreto, discutindo os níveis de agressividade ambiental, conforme NBR 6118 e normas internacionais.
- TÓPICO II : CAUSAS E MECANISMOS DA DETERIORIZAÇÃO DO CONCRETO POR REAÇÕES EXPANSIVAS:
Causas, mecanismos e formas de mitigar fenômenos degradativos expansivos no concreto: reação álcalis-agregado (RAA) e ataque por sulfatos.
- TÓPICO III: CAUSAS E MECANISMOS DA DETERIORAÇÃO DO CONCRETO POR MECANISMOS FÍSICO - QUÍMICOS :
Causas, mecanismos e formas de mitigar as consequências negativas da ciclagem gelo-degelo, ação do fogo, corrosão negra e biodeterioração que levam à degradação das estruturas de concreto.