100% online e ao vivo

Deterioração em Estruturas de Concreto por Reações Expansivas e Interações Físicas

Transferir os conhecimentos sobre os processos que levam à degradação do concreto (excetuando-se a corrosão), buscando seu entendimento e incremento da vida útil das edificações. O curso se aprofunda nos aspectos associados ao ataque por sulfatos, reação álcalis-agregado (RAA), ciclagem gelo-degelo, ação do fogo, além de outros processos de degradação menos comuns, tais como corrosão negra (na ausência de oxigênio), biodegradação, corrosão por -correntes de fuga- ou ataque por ácidos, por exemplo, desde seus conceitos mais básicos a mecanismos de ocorrência, mostrando formas de mitigar os problemas consequentes destes processos ou, quando for necessário, intervir da melhor forma possível. Espera-se que, ao final do curso, os engenheiros civis ou estudantes de engenharia possam entender de forma efetiva estes complexos fenômenos de degradação.

O curso fornece conhecimentos e ferramentas aos alunos e profissionais:

- Capacidade de entendimento dos conceitos de Durabilidade e Vida Útil;

- Capacidade de entendimento e diferenciação crítica dos diversos fenômenos de degradação no concreto;

- Capacidade de identificar as ferramentas adequadas para avaliação do processo de degradação do concreto consequentes de reações expansivas (RAA e ataque por sulfatos), condições extremas (gelo-degelo e fogo) e bioterioração;

- Capacidade de avaliar de forma crítica os resultados em um laudo de avaliação

da degradação das estruturas.

Modalidade: on-line
Carga Horária: 12 h.a.
Periodicidade: Imersão de 21 a 22/08/2021
Horário das Aulas:
Sábado das 08h30 às 16h40 e Domingo das 08h30 às 12h10

Tenho interesse neste curso

De R$ 1.160,00
por R$ 580,00
Consulte-nos para opções de desconto!

O que você irá aprender
- TÓPICO I: CONCEITOS BÁSICOS DE DURABILIDADE E VIDA ÚTIL: Ciclo de vida útil das
estruturas de concreto. Conceituação de durabilidade e sua importância. Modelos de
vida útil e Lei de Sitter. Efeito da temperatura ambiental e do teor de CO2 e sulfatos nas
propriedades do concreto, discutindo os níveis de agressividade ambiental, conforme
NBR 6118 e normas internacionais.

- TÓPICO II: CAUSAS E MECANISMOS DA DETERIORAÇÃO DO CONCRETO POR
REAÇÕES EXPANSIVAS: Causas, mecanismos e formas de mitigar fenômenos
degradativos expansivos no concreto: reação álcali-agregado (RAA) e ataque por
sulfatos.

- TÓPICO III: CAUSAS E MECANISMOS DA DETERIORAÇÃO DO CONCRETO POR
MECANISMOS FÍSICO-QUÍMICOS: Causas, mecanismos e formas de mitigar as
consequências negativas da ciclagem gelo-degelo, ação do fogo, corrosão negra e
biodeterioração que levam à degradação das estruturas de concreto.
Ficou alguma dúvida?
Estamos aqui para ajudar na sua decisão. Entre em contato para que um de nossos consultores possa lhe ajudar.
O IDD está preparando uma novidade para a sua formação, com cursos que irão turbinar o seu currículo.
Quer saber mais?